Lincoln Borges

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Como usar um site para fazer a sua empresa crescer

Postado em 01 de Maio de 2017

Muitos empresários querem ter um site visando somente o uso estético, ou seja, um site todo “perfumado” para que ele fique admirando e imaginando as reações dos usuários que acessaram.

O que esses empresários não sabem é que estão desperdiçando o verdadeiro potencial de um site. Seria como comprar um Audi-R8 e andar somente a 50 km/h.

Veja a seguir como usar um site para alavancar sua empresa de todas as maneiras:

 

Mostre seus produtos ou serviços

Divulgar produtos não é somente mostrar fotos, mas sim falar de suas vantagens e provar que ele é o de melhor qualidade do mercado. Com o conteúdo online, pessoas irão acessar a sua página buscando essa solução; por isso a divulgação de produtos e serviços não pode ser apenas uma página bonita e sim várias páginas detalhando cada produto com foto e conteúdo chamativo, para que os usuários se interessem e solicitem cotação.

 

Formulário de cotação

Finalizando a etapa dos produtos e serviços, é importante ter um botão (call to action) que direcione o usuário para o formulário de cotação. Neste formulário, o usuário preencherá as informações de contato para que você receba e faça uma abordagem comercial.

Um diferencial nesse caso seria colocar uma resposta automática quando o usuário terminar de preencher esse pedido de cotação, avisando-o que você (empresa) recebeu o contato e logo retornará à solicitação dele. Isso passará uma boa credibilidade e confiança para o potencial cliente e com certeza facilitará futuras negociações.

 

Mostre os cases de sucesso

Se você fez uma obra na usina de um cliente, ou se você deu um treinamento em determinada empresa, ou implantou um sistema que ajudou uma empresa a conseguir um certificado ISO 9001, é uma excelente ideia mostrar isso no site.

Na aba cases você consegue exemplificar o quão bom é o seu produto ou serviço, e com isso potenciais clientes podem se tornar clientes reais por saber que você forneceu o produto ou solução que ajudou outra empresa. Essa área de cases pode ser um bom local para ter um botão (call to action) que direciona o usuário para o formulário de cotação.

 

Área de depoimentos

Uma página de depoimentos hoje deve ser criada com cuidados, pois na internet existe muita falcatrua em cima das páginas de depoimentos, por isso vou deixar algumas dicas que irão reforçar a autenticidade da área de depoimentos do site:

  • Não precisa ter foto, mas é importante ter o nome e sobrenome da pessoa que forneceu aquele depoimento junto com o cargo e a empresa que ela atua.
  • Um fator que também deve ser levado em consideração é a não manipulação do depoimento, mesmo que ele esteja de forma muito “xucra”, não se deve mudar, pois esse modo “xucro” pode ajudar o usuário a perceber que realmente não é um depoimento falso.
  • Outro ponto que gostaria de destacar, é que ter depoimentos no site não precisa necessariamente ser em uma página própria. Esses depoimentos podem aparecer, por exemplo, na página de algum produto ou serviço. Não faz muito sentido dedicar uma página do seu site quando se tem apenas um ou dois depoimentos, por isso mesclar o depoimento dentro de uma página que explica os serviços ou produtos da sua empresa pode ser uma boa estratégia.

 

Expanda sua lista de fornecedores

Deixando um pouco as vendas de lado, todo empresário sabe a necessidade de montar boas parcerias, e o site pode lhe gerar boas oportunidades. Seguindo a mesma ideia do formulário de cotação, o formulário de fornecedores é um espaço no seu site onde os fornecedores preencherão com informações de contato o que eles oferecem.

Montando um banco de dados de fornecedores, você consegue aumentar a concorrência e até mesmo substituir algum fornecedor que não esteja atendendo suas necessidades.

 

Abra o mercado com representantes comerciais

Dependendo do segmento de atuação da empresa, é possível que ela consiga abrir seu mercado para outras regiões e até mesmo outros estados, mas para isso é necessário ter alguma representação.

Com um formulário para cadastro de representantes, o site gera um ambiente para que outras empresas e até mesmo pessoas físicas se cadastrem para ajudar a expandir o seu negócio em troca de comissão ou de alguma parceria que pode ser negociada.

 

Receba currículos

Não é necessário explicar que bons funcionários fazem a empresa se destacar, por isso é importante ter no site uma área para que as pessoas cadastrem seus currículos. Pode não ser instantâneo, mas uma hora acaba surgindo aquela pessoa que você procura, com determinada experiência e disponível para recolocação, e isso poupará a empresa de ficar buscando no mercado.

Essa abordagem está sendo muito bem aplicada pelas grandes empresas. Você pode observar que toda grande empresa tem um “trabalhe conosco” em seu site. Isso poupa muito tempo do setor de RH e evita contratações de outras empresas que prestam serviço de headhunting.

 

Exponha os contatos da empresa

Parece óbvio, mas não pense que colocar número de telefone é a única maneira de expor o contato da sua empresa. Ter um mapa de localização e informação do horário comercial da empresa é muito importante para quem precisa entrar em contato.

Infelizmente, é um pouco perigoso expor o e-mail no site, pois muitos spammers acham o seu e-mail no site e usam para praticar spam. Quem sofre esse tipo de ataque sabe o quanto é ruim sempre estar com a caixa de entrada lotada e ter que ficar sempre deletando as mensagens.

Uma excelente alternativa é expor o e-mail na forma de imagem; com isso os spammers não conseguiram ler a informação, lhe dando uma dor de cabeça a menos.

 

Layout amigável

Não é muito difícil encontrar empresas que se empolgam no design e querem ver tudo brilhando e piscando, achando que vai capturar a atenção do usuário e converter em vendas. Isso não passa de uma pura ilusão.

Já foi a época em que ter um site era novidade, onde as pessoas faziam questão de que tudo ficasse em destaque, como por exemplo, o mouse se transformando em estrela e deixando rastros.

O recomendado é que o site seja leve, carregue de forma rápida, seja fácil de navegar e funcione no celular. Tendo todos esses requisitos, posso garantir que qualquer usuário irá gostar dele.

 

Tenha em mente que criar um site vai ser um bom investimento; ele vai te trazer o retorno de diversas formas, conforme vimos neste artigo, por isso é importante adquirir conhecimento antes de negociar, pois agora você sabe como tirar proveito dessa excelente ferramenta.

Espero que esse conteúdo tenha sido útil para você que quer criar um site, ou deseja reformular seu site antigo. Muitas empresas oferecem criação de site, mas poucas detalham o uso de funções relevantes que o site pode ter para lhe ajudar.

Autor

Foto Lincoln Nathaniel Borges

Focado em desenvolvimento web, Lincoln é Bacharel em Ciência da Computação com pós graduação em segurança da informação. Especialista Full Stack com foco na linguagem PHP.

Amante de qualquer assunto que se relacione com tecnologia da informação ele produz conteúdo como artigos, tutoriais e notícias relacionadas ao mundo digital e programação.

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