Lincoln Borges

Desenvolvedor PHP Front-end e Back-end

MENU
Lincoln Borges

Desenvolvedor PHP Full Stack

Gerando

Gerando um certificado em PDF com PHP

Postado em 21 de Maio de 2017

Dentre as diversas soluções que um cliente precisa, uma delas pode ser gerar um certificado online.

Vamos supor que o cliente seja uma empresa que oferece treinamentos, e a cada treinamento ele precise de um acesso para gerar certificados para os alunos.

Antes, esse cliente gerava-os de maneira amadora usando o WORD, mas você como um bom programador que se importa com a necessidade do cliente, ofereceu uma solução que consiste em um sistema que entra os dados do aluno e gera- se um certificado em PDF.

 

Biblioteca FPDF

A biblioteca FPDF é uma ótima ferramenta para desenvolver o layout do PDF a ser gerado. A única dificuldade que um programador pode ter, é achar a posição X e Y correta para a informação; e isso exige que ele fique a todo momento ajustando e testando, ou seja, leva- se um bom tempo somente para esse ajuste de localização dentro do layout do PDF.

Dificuldades à parte, o resultado final é bem interessante!

Neste artigo estamos trabalhando apenas com certificado, mas esse mesmo conceito pode ser aplicado para comprovantes, convites e etc.

 

Enviando o certificado por e-mail

Se gerasse apenas o certificado para o usuário fazer download, já otimizaria muito o tempo do cliente, mas como eu lhe disse, você é um bom programador!

O objetivo final é fazer com o que o usuário receba o seu certificado. Para isso, precisamos de uma funcionalidade de enviar e-mail com anexo, então sugiro utilizar a biblioteca PHPmailer.

 

Iniciando o projeto com um formulário

Começaremos então, o desenvolvimento do projeto. O primeiro passo é ter um formulário para que o cliente insira as informações necessárias para gerar o certificado.

No exemplo a seguir, criamos o formulário utilizando o bootstrap para layout e validação.

 

 

Neste exemplo, eu não usei o campo de CPF para gerar o certificado, apenas deixei ele para destacar a validação que o CPF usa (módulo 11). Se necessário, você poderá utilizar esse campo para ser mostrado no certificado.

 

Lógica para gerar o certificado em PHP

Uma vez que o cliente preenche o formulário, temos que utilizar esses dados para gerar o certificado.

A lógica por detrás é bem simples. Vamos criar uma imagem de um certificado (se necessário, peça para um designer gráfico criar) na orientação landscape de um A4.

Certificado gerado com PHP

 

Perceba que existem vários campos em branco, mas esse é o propósito, pois esses campos serão alimentados com as informações em texto juntamente com os dados do formulário.

Para isso, iremos usar a biblioteca FPDF junto com a PHPmailer para sobrescrever essa imagem com as informações, e logo após envia-lo pronto por e-mail.

 

 

Indo além do exemplo

Esse script pode servir como base para diversas funcionalidades. Você pode por exemplo, salvar essas informações em um banco de dados para manter um controle interno. Pode também pegar o nome do treinamento, da empresa, da carga horária, e fazer tudo isso de modo dinâmico. Uma outra sugestão que você pode estar fazendo, é montar um sistema que gere certificados, e depois vender para outros clientes.

Enfim, as possibilidades são inúmeras! Agora que você já tem um ponto de partida, pode estudar e aprimorar esse código, que estará disponível no meu GIT.


botao para download sistema php que gera certificado, GITHUB do Lincoln Borges

Categoria

phpprogramação

Autor

Foto Lincoln Nathaniel Borges

Focado em desenvolvimento web, Lincoln é Bacharel em Ciência da Computação com pós graduação em segurança da informação. Especialista Full Stack com foco na linguagem PHP.

Amante de qualquer assunto que se relacione com tecnologia da informação ele produz conteúdo como artigos, tutoriais e notícias relacionadas ao mundo digital e programação.

Veja o currículo completo