Lincoln Borges

Desenvolvedor PHP Front-end e Back-end

MENU
Lincoln Borges

Desenvolvedor PHP Full Stack

Por

Por que migrar o sistema para web?

Postado em 06 de Abril de 2017

A tecnologia vem crescendo bastante nos últimos tempos, com celulares e computadores fazendo parte do nosso dia a dia, os sistemas web hospedado na nuvem também vem crescendo e trazendo diversas vantagens para quem utiliza este serviço. Mesmo com inúmeras vantagens as empresas ficam com um pouco de receio em relação de migrar o seu sistema para as nuvens.

Migrando para um sistema para as nuvens as empresas tem diversas vantagens trazendo um diferencial para elas mesmas.

 

Sistema web hospedado na nuvem

Um sistema web permite que o usuário acesse qualquer arquivo sem precisar utilizar nenhum programa instalador no computador, utilizando apenas algum dispositivo smartphone ou tablet e acesso à web. É assim que funciona o software de gestão na nuvem: o sistema fica em um servidor online e é acessado sem a necessidade de baixar e instalar, como os softwares tradicionais.

 

Quando migrar para um sistema web

Migrar para sistema para web pode ser um pouco complicado é preciso investir, por isso os gestores da empresa devem ficar atentos às necessidades, avaliando qual ferramenta que será utilizada trará mais retorno para a empresa. Veja alguns fatores que mostram quando investir em um sistema web.

  • Necessidade de redução de custos;
  • Busca por metodologias e rotinas operacionais mais flexíveis;
  • Ferramentas que usam muitos recursos ou que precisam ter grande escalabilidade;
  • Necessidade de manter sistemas legados em ambientes com maior controle.

 

 

Por que as empresas estão migrando seus sistemas para a nuvem?

Vários fatores estão fazendo com que as empresas mudem os seus sistemas para a nuvem e esses fatores fazem toda a diferença no dia a dia delas mesmo.

 

Menos investimento em infraestrutura

A empresa não precisa fazer investimentos altos em hardware para manter o sistema rodando, uma vez que um computador com acesso à internet pode enviar os dados para esse sistema e o processamento vai ocorrer no servidor e não no computador do usuário.

 

Rápidas melhorias no sistema

Sistemas antigos de desktop precisam de programas baixados e instalados nos computadores locais. Quando se precisa de alguma alteração ou atualização é preciso fazer em todos os terminais, atrasando todo o processo de evolução da empresa.

Com a utilização do sistema web as melhorias são feitas no servidor em um único local pois os terminais acessarão esse sistema e a melhoria já estará feita.

Um exemplo disso é o Facebook, constantemente está sendo melhorado e modificado e nenhum usuário precisa baixar e nem instalar nada para poder usufruir dessas modificações e melhorias.

 

Custo mais barato no suporte

O suporte deste sistema é mais barato em relação aos outros. A equipe técnica tem possibilidade de dar um atendimento muito mais rápido pois se existe algum bug ou problema no sistema o local para fazer a correção é apenas um (onde o sistema está hospedado).

 

Vantagens em migrar o sistema para as nuvens

São enormes as vantagens em migrar um sistema para a nuvem, você não precisará mais aplicativos específicos no seu computador para executar suas tarefas. Passando a fazer suas atividades através da web com soluções online. Um sistema nas nuvens armazena o seu conteúdo trazendo mais facilidades para o seu negocio.

 

Mais flexibilidade para a empresa

Os sistemas em nuvem são mais flexíveis se adaptando com mais facilidade à demanda mensal da sua empresa. Por outro lado o uso deste sistema também funciona  formato de web, podendo ser instalados em diversos ambientes e plataformas e sem a necessidade de adaptação.

 

Acessibilidade

Utilizando o sistema de nuvens permite que você tenha mais acessibilidade com os seus arquivos, através do seu celular ou tablete ou qualquer outro dispositivo.

Isso pode por ser muito útil para quem precisa acessar determinada informação e está fora da empresa, um exemplo disse é um vendedor que quer mostrar uma determinada informação para fechar a venda com o cliente e essa informação está dentro do sistema, nesse caso com o celular ele consegue acessar o sistema e buscar a informação necessária.

 

Atualizações automáticas

Em um software tradicional desktop quando existe uma atualização é necessário atualizar através de download e instalação desse patch de atualização, mas no caso de um sistema web ao ser feita a atualização ele automaticamente se refletirá para o usuário final sem nenhum download e instalação e nem dificuldade.

 

Mobilidade

No sistema de nuvens é possível executar suas tarefas de qualquer lugar por meio da internet. Além disso, você pode ler e editar relatórios, participar de reuniões, compartilhar documentos com os integrantes da equipe e outras inúmeras funcionalidades que criam maior mobilidade empresarial.

Um fornecedor por exemplo precisa mostrar um relatório em tempo real, basta ele com o notebook abrir o sistema, em qualquer lugar que ele esteja com acesso à internet, ele consegue gerar o relatório desejado.

 

Desvantagem

Mesmo contando com diversas vantagens, um software rodando em um servidor na nuvem possui algumas desvantagens.

 

Necessidade de acesso à internet

Um sistema web hospedado na nuvem obriga o usuário ter acesso à internet para conseguir conectar ao sistema, diferente de um software convencional desktop por exemplo onde pode armazenar a informação no computador e se necessário enviar para o servidor quando o acesso à internet ficar disponível.

Mas no quadro geral vale sim a pena as empresas passarem a utilizar software web pois a internet cada ano que passa fica mais acessível em termos financeiros e geográficos então essa desvantagem tende a ter menos impacto na hora de tomar a decisão.

 

Segurança

Outra grande desvantagem é com relação à segurança, pois vulnerabilidade em um software web pode causar mais dano do que em um software desktop devido ao fato de todo o sistema e o banco de dados estar hospedado em um só local. Por isso quando se trata de sistema web é importante checar a política de backup para em uma emergência ter como restaurar o sistema sem muito dano.

 

Conclusão

Se sua empresa ainda usa um ERP ou qualquer outro software desktop, onde precisa de hardware para rodá-lo, solicitar o suporte para instalar as novas atualizações e ficar sempre preso naquele ambiente para conseguir acessa-lo, procure outras soluções, empresas que já modernizaram sua maneira de trabalhar consegue se destacar perante as concorrentes. Não fique para trás.

Autor

Foto Lincoln Nathaniel Borges

Focado em desenvolvimento web, Lincoln é Bacharel em Ciência da Computação com pós graduação em segurança da informação. Especialista Full Stack com foco na linguagem PHP.

Amante de qualquer assunto que se relacione com tecnologia da informação ele produz conteúdo como artigos, tutoriais e notícias relacionadas ao mundo digital e programação.

Veja o currículo completo